terça-feira, agosto 22, 2006

Nossas descobertas sobre bairros de Montreal

Mercier Hochelaga-Maisonneuve

Bairro de Classe de baixa renda (isso seria uma piada para nós Brasileiros), situado à Nordeste de Montreal, às margens do Rio São Lourenço, com 128.344 habitantes, aluguéis baixos mas boas residências.
Possui uma excelente infra-estrutura de Lazer, Esporte, Cultura e Educação. Várias escolas, entre elas o CEGEP Maisonneuve, servida por metrô, estações Assomption,Viau, Pie IX e Joliete.

Fotografias da fachada e do interior de uma das piscinas públicas do bairro

Existem três arenas públicas de patinação, como a ilustrada na foto ao lado. Uma delas no Estádio Olímpico. Todas tem atividades sazonais bem definidas.
Umas das atividades desenvolvidas com grande ênfase, é claro, é o hockey, mania nacional no Canadá.

Eu acrescentei aos links deste nosso blog, um site oficial de Montreal que mostra as características principais de todos os bairros da cidade. É bastante interessante.


Estão disponíveis à população um conjunto de quadra de tênis.
O acesso às atividades e aos centros esportivos em todos os bairros de Montreal é organizado pelo centro comunitário local e pelas bibliotecas.
Existe uma série de "cartas de acesso", como a de verdun, montreal, etc. que parece com o que nos conhecemos por "sócio de clube". Você paga uma taxa anual, geralmente baixa, de forma individual ou para a família, e desfruta dos serviços oferecidos.

O acesso pode ser pago também conforme o uso, para os que usam pouco. No caso da piscina ilustrada ao lado, que também fica neste "bairro de baixa renda" você tem um acesso à $Can 2,00 Adulto. As quadras de hockey podem ser alugadas à $Can135 (Dividido, lógico, por todo o time).
Eu sugiro que você acesse o site oficial, compare as informações utilizando o mapa existente no site do metrô e visualise utilizando o Google Earth que você baixa no site www.earth.google.com, isso lhe dará uma visão bem realistica de ruas, órgãos públicos, escolas, parques, e possibilitará sua melhor orientação na cidade.

Por hoje é só, um grande abraço a todos e agradecemos antecipadamente as contribuições.

Celso, Mag, Rafael e André.



Dúvidas Quanto a Entrevista!

Na correspondência que recebemos por e-mail informando que a próxima etapa seria a entrevista, agendada para outubro/novembro, nos recomendaram melhorar o francês para um nível avançado, isso me deixou muito apreensivo pois não há como alcançar esse nível até aquela data, piorou mais ainda esta apreensão quando eu encontrei três candidatas daqui de Brasília, que também receberam a correspondência, entretanto com recomendação para alcançarem o nível básico e intermediário respectivamente. Eu escreví para o escritório em Buenos Aires e pedi esclarecimentos quanto à este tópico da carta, informando que eu e toda a minha família estavamos fazendo o curso de francês, mas, como informado no processo possuímos um nível básico (hoje, após 05 meses já um pouco mais próximo do intermediário).
Eles me responderam dizendo que eu deveria levar uma declaração constando as horas de aula que eu tenha tido até a data da entrevista.
Alguém teve uma situação similar? Como foi na entrevista? Isto está me deixando preocupado!
Quem puder me esclarecer a respeito, eu agradeço.

Um grande abraço,

sexta-feira, agosto 11, 2006

Marcada a Entrevista : Que expectativa!

No dia 31 de julho recebemos a comunicação que estamos inscritos na lista para a entrevista com um conselheiro da imigração, com data prevista para os meses de outubro/novembro deste ano (2006).
Embora seja um pequeno avanço, esta notícia nos deixou muito felizes, pois é mais um passo em direção a conclusão do processo e, pelo menos após a entrevista, sendo aprovados, so estaremos dependendo dos exames médicos.

Nós adicionamos aos nossos links o site de transportes urbanos, acho que é muito interessante explorar esse site para conhecer melhor os bairros de Montreal, em cada estação você encontrará um mapa do bairro com os principais órgãos públicos e atrações turísticas. Usando o Google Earth é possível mapear todo o bairro e ter uma boa visão das ruas próximas ao metrô, escolas, hospitais e organismos estatais importantes para o seu começo de vida e para o cotidiano.

Outro Site muito interessante é o Service Canadá, que eu estou adicionando aos links também, este site é oficial do Governo e informa tudo sobre os benefícios do canadá como auxílios para aluguel, estudos, seguro desemprego, aposentadoria, além de estabelecer um Road-Map para aqueles que chegam ao Canadá e precisam providenciar a sua documentação (é são muitos documentos). Eu espero que ajude a quem consultar a entender melhor o funcionamento das coisas em Quebéc.