Mercier Hochelaga-Maisonneuve
Foto aérea de parte do bairro, vendo-se ao centro o Estádio Olímpico e à esquerda o Jardim Botânico.
Bairro de Classe de baixa renda (isso seria uma piada para nós Brasileiros), situado à Nordeste de Montreal, às margens do Rio São Lourenço, com 128.344 habitantes, aluguéis baixos mas boas residências.
Possui uma excelente infra-estrutura de Lazer, Esporte, Cultura e Educação. Várias escolas, entre elas o CEGEP Maisonneuve, servida por metrô, estações Assomption,Viau, Pie IX e Joliete.
Existem três arenas públicas de patinação, como a ilustrada na foto ao lado. Uma delas no Estádio Olímpico. Todas tem atividades sazonais bem definidas.
Umas das atividades desenvolvidas com grande ênfase, é claro, é o hockey, mania nacional no Canadá.
Eu acrescentei aos links deste nosso blog, um site oficial de Montreal que mostra as características principais de todos os bairros da cidade. É bastante interessante.
Estão disponíveis à população um conjunto de quadra de tênis.
O acesso às atividades e aos centros esportivos em todos os bairros de Montreal é organizado pelo centro comunitário local e pelas bibliotecas.
Existe uma série de "cartas de acesso", como a de verdun, montreal, etc. que parece com o que nos conhecemos por "sócio de clube". Você paga uma taxa anual, geralmente baixa, de forma individual ou para a família, e desfruta dos serviços oferecidos.
O acesso pode ser pago também conforme o uso, para os que usam pouco. No caso da piscina ilustrada ao lado, que também fica neste "bairro de baixa renda" você tem um acesso à $Can 2,00 Adulto. As quadras de hockey podem ser alugadas à $Can135 (Dividido, lógico, por todo o time).
Eu sugiro que você acesse o site oficial, compare as informações utilizando o mapa existente no site do metrô e visualise utilizando o Google Earth que você baixa no site www.earth.google.com, isso lhe dará uma visão bem realistica de ruas, órgãos públicos, escolas, parques, e possibilitará sua melhor orientação na cidade.
Por hoje é só, um grande abraço a todos e agradecemos antecipadamente as contribuições.
Celso, Mag, Rafael e André.