sexta-feira, setembro 22, 2006

Marcada a Entrevista!!! Que legal!!!

Ontem recebemos o e-mail confirmando a data da entrevista, será em 06 de novembro próximo, em São Paulo. Ficamos bastante aliviados pela marcação da data, entretanto, estamos tensos de novo por conta do danado do Francês, das dúvidas que geralmente afligem 100% dos candidatos. Será que vamos ser aprovados???????????, eis a questão! Já vinhamos intensificando o estudo da língua há duas semanas e vamos prosseguir até o dia 03/11. Quanto aos conhecimentos sobre cultura, costumes, mercado de trabalho, vida cotidiana, acho que já estou ficando um expert no assunto, graças aos sites especializados, mas, principalmente à colaboração vinda de blogs de brasileiros, como a Tati e do Luis, o Franklin, o Hermes e por uma amiga que fizemos lá em Quebec pela internet. A grande questão agora é: Será que vamos conseguir expressar esse conhecimento em Francês? Espero que sim. E que Deus nos ilumine nesta hora ! Não sei se terei tempo de postar mais alguma mensagem até lá. Se desaparecermos até novembro não se espantem, estamos concentrados! Um grande abraço a todos e boa sorte para aqueles que estarão conosco nesta Via Crucis. Celso, Maguy, Rafael e André

sexta-feira, setembro 15, 2006

Entrevista ainda sem data!! Que expectativa!

Passadas semanas, ainda não recebemos a comunicação da data da entrevista. Vai criando uma expectativa muito forte.
Estamos nos preparando no Francês, que é o nosso maior dilema, pois não tivemos tempo hábil para consolidar um bom conhecimento da língua. Iniciamos o curso em Abril deste ano e, convenhamos, é impossível atingir um nível de conversação, intermediário que seja, com somente cinco meses. Mesmo assim seguimos nos esforçando para fazer bonito na entrevista.
Bem, Enquanto aguardamos, vamos continuar a relatar nossas descobertas sobre Montreal.
Em nossas ultimas publicações falamos sobre dois bairros, Verdun e Hochelaga-Maisonneuve. Usando o Skype, conhecemos uma Brasileira de Sergipe que mora em Blainville, com quem fizemos amizade e trocamos informações preciosas. É incrivel, mas, brasileiro é brasileiro em qualquer lugar do mundo. Realmente nos temos uma facilidade em nos relacionarmos, fazermos amizade e nos ajudarmos. Essa amiga, posso assim dizer com toda certeza, foi até o bairro de Verdun e verificou um monte de informações sobre o bairro, fotografou a rua que me interessava, suas adjacências e procurou saber sobre o ambiente. O marido dela, que é canadense, foi junto e ajudou. O que descobrimos não foi muito bom. O local é bonito, possui todo tipo de serviço público, muitos espaços de laser, comércio, escolas, hospitais e boas residências, entretanto, por se tratar de um bairro de pessoas de baixa renda, possui uma fama "horrível", sendo desvalorizado por esta razão.
A má fama é equivalente àquela dos suburbios brasileiros, é uma pena realmente, pois, sinceramente, olhando este bairro você não acredita que não seja um excelente local para morar. Até mesmo alguns sites imobiliários fazem menção à esta má fama e nas imagens dos comércios, percebe-se uma coisa incomum em outros bairros: " Grades", como no Brazil. Veja as imagens do bairro:

Esta é a rua Willibrord, que inicialmente no agradou por demais. Nela está situada a estação de metrô Verdun, tendo em uma de suas extremidades o Boulevard Champlain e na outra a Rua Wellington, tendo o parc Willibrord próximo ao Metrô. Nas proximidades existem todos os serviços públicos, comércio, muitas escolas, hospitais, centro comunitário , parques com paisagens lindas e ciclovias (25Km), piscina pública, Centro de Educação de Adultos. São 06 estações de metrô até a Mcgill.



Condomínio existente no Bairro.

O bairro possui um Auditório Público que fica as margens do Rio São Lourenço no Park Thyery com capacidade para grandes eventos. Contíguo à este e seguindo margeando o rio, em direção a La Salle, estão instaladas ciclovias, o Cirque de Verdun, uma extraordinária escola de circo, Jardim Comunitário, Restaurante, Residências, Restaurante, Piscinas Públicas (Natatorium), Quadras esportivas e campos de jogos, constituindo um ambiente verde, arejado e muito bonito e descontraído.
Existe uma "carte de acess" que permite a utilização destes serviços.

Condomínios as margens do Rio São Lourenço com charme e vista privilegiada do curso d'agua e da "Ilê de Seour"

Edificações predominantes: Duplex e Triplex, típicas de muitos bairros em Montreal. Estes, na rua Willibrord são prédios bem conservados e bonitos.

Ainda na Willibrord, podem ser encontradas residências como estas.
Que belezinha!!!


Ciclovias do Park Thierry, tendo ao fundo a "Ilê de Seour"
Parque com praças, ciclovias e diversas atrações

Rue Wellington, centro de comércio local e onde se encontra a segunda estação de metrô do bairro: D' L'Eglise


É uma pena!!!.
Simpatizamos muito com este local. Agora estamos pesquisando outros bairros para descobrir um possível local para morar no caso de ser aprovado.


Fique a vontade para para nos dar o prazer de ver seu comentário, será muito bem recebido!

Um Grande Abraço,

Celso, Mag, Rafael e André