domingo, julho 20, 2008

Passei no exame DELF

Eu estou muito contente porque finalmente depois de muito esforço e sacrifícios eu vejo os primeiros resultados da minha jornada no Canadá.
No mês de junho eu me submeti aos exames do Diplome d'études en Langue Française-DELF" e...............
Fui aprovado no nível B2 (início do avançado), isso pra mim foi uma grande vitória, considerando que eu não tenha mais do que um ano e meio de estudos de francês, incluindo o período do Canadá.
Esse diploma tem muito valor no meio profissional e acadêmico, ele é conferido pelo Ministério da Educação da França, sendo reconhecido mundialmente e as provas são realizadas por suas instituições credenciadas por todo o mundo, no caso de Montréal a Universidade McGill, a mais antiga de Montréal. Para se ter uma idéia, aqui no Quebec qualquer uma das faculdades Francofonas me aceitaria com esse diploma para estudos de segundo ou terceiro ciclo (Mestrado ou Doutorado em francês


Outra vitória é que eu concluí o curso de francês (1000 horas) e fui avaliado com a menção EXCELLENTE (nota máxima) no nível 5 que é o avançado 1, isso pra mim também foi uma grande conquista pessoal. Familia, tá vendo ai, valeu o nosso sacrifício.

Bom, com o término do francês eu comecei o curso intensivo de inglês e ai foi como tomar um banho em água fria. Eu estava totalmente confortável no francês, me comunicando bem e de repente tive que voltar a estaca zero, pois, quando estamos em um país onde a língua nativa é o inglês é que podemos perceber o quanto equivocado é o nosso ensino desta língua no Brasil e ai, você é obrigado a descontruir para reconstruir o teu inglês corretamente, desde a pronuncia até a visão realista da forma de se falar em inglês (expressões, lógica da lingua, fonética, etc).
Após três semanas eu me sinto um pouco mais confortável na língua e começo a me acostumar um pouco mais e a experimentar alguns avanços significativos como entender o que as pessoas falam na mesa ao lado no restaurante ou responder à uma questão simples que antes eu não conseguia compreender de maneira alguma. Hoje mesmo eu fui parado na rua por uma senhora que perguntou-me como ela poderia fazer para pegar um ônibus para uma outra cidade próxima, e eu, além de compreender como se ela estivesse falando em português, soube explicar como chegar a rodoviaria (Central Station) no caso de Montréal e aonde procurar a bilheteria. Lógico que a maioria das pessoas deve pensar: isso seria o mínimo para quem está estudando inglês, mas não é, a compreenssão do inglês nativo é muito diferente do que escutamos dos nossos professores na escola de inglês (Exceto a professora Elen do curso Lennox em Brasília), falta a música e isso faz muita, mas muita diferença mesmo, os ouvidos recebem o som como se fosse arabe e teu cérebro pergunta: O que é isso meu deus! Quando você passa a conviver diariamente com a língua começa a clarear e você começa a ouvir alguém falando sem sentir aquele necessidade de fazer aqueles dois pedidos que eu acho que são as duas piores coisas para quem aprende inglês:

Você poderia repetir? Você poderia falar mais lentamente?

Essa sensação de aprendizado é muito boa, pena que você não vai percebendo aos poucos a sua evolução, então não tem a oportunidade de ter esse prazer de sentir seu crescimento, só sente quando está pronto.

TODA SEXTA-FEIRA UMA DESPEDIDA:

Uma coisa muito triste que acontece aqui é que além de você estar praticamente sozinho, toda semana alguns de seus pouquissimos amigos vai embora porque terminou o curso.
Isso dá uma sensação de vazio e uma tristeza tremenda pois a impressão é que estamos perdendo o pouco que temos, e isso é um sentimento geral que eu jamais imaginei existir antes de estar aqui.

Daniela (Mexicana) a esquerda e Mya (Japonesa) a direita foram embora esta semana e deixaram muitas saudades em toda a turma pois já estavamos juntos a cinco meses e acabamos participando de várias atividades escolares e extra-escolares.
Por mais que tenhamos o telefone ou e-mail uns dos outros, sabemos que a distância é inimiga das relações e que são pessoas que muito provavelmente nunca mais veremos ou veremos muito pouco em nossas vidas, isso porque não é fácil ir até o japão, pelo menos uma vez no ano, para ver a Mya, ou ao méxico, para ver a Daniela. Resta a lembrança dos momentos legais e da amizade construída em tão pouco tempo e de maneira tão intensa.


Despedida organizada pelos alunos e professores em um restaurante grego na Rue Prince Arthur

CONTRASTES QUE EU JÁ VIVI

Uma coisa que me impressionou muito aqui no Canadá é a transformação por que passa o meio ambiente ao longo do ano. Eu já vivi o inverno, a primavera e agora vivo o verão. Partí de (-) 22 graus para (+) 26 à 32 no momento. Isso provoca uma radical mudança na paisagem e a mudança acontece como em um passe de mágica, de uma semana para outra tudo muda, isso eu achei muito interessante de observar.


Lembram desta foto, é do parque La Fontaine, foi tirada em março. embaixo existe um lago que a neve esconde durante o inverno.....


E que o verão revela rodeado de verde.


Dá pra acreditar que........


São os mesmos lugares em épocas diferentes


Aqui eu já convivi com montanhas de neve na rua...


e com praia em um dia ensolarado.

Esse é o canadá, um canadá de muitos contrastes climáticos mas também de muita beleza e prosperidade.
Para mim tem sido uma experiência incrível vivenciar tudo isto, conviver com uma cultura francesa e, ao mesmo tempo, com outra inglesa, sentir de perto um país pulsante, organizado e com muita justiça social e respeito aos direitos humanos.
Acho que era tudo como eu esperava, talvez até mais, entretanto a minha aventura já está chegando ao fim, resta apenas um mês e dez dias.
Para os amigos que fiz aqui eu diria muito obrigado pela acolhida e que eu guardarei todos nas minhas melhores lembranças.

Para os do Brasil eu vou dizer:

"Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto que eu tô voltando. Põe meia dúzia de brahma prá gelar, muda a roupa de cama, eu tô voltando. Leva o chinelo prá sala de jantar que é lá mesmo que a mala eu vou largar, quero te abraçar, pode se perfumar porque eu tô voltando ......"

Boa semana para todos,

Celso

2 comentários:

Jana disse...

oi celso,
fiquei impressionada com as fotografias de inverno e verao.
para quem ja viu, deve ser uma sensacao muito boa.
eu ainda vou passar por isso aqui. por enquanto so vi o veraozinho amigo!:)
mas tenho certeza que o inverno deva ser espetacular tambem! alias, como tudo aqui! estou encantada com essa cidade.
obrigada pela sua boa vontade ao me dar todas as dicas e me transmitir as suas descobertas sobre a cidade.
ate amanha la na escola.
abracos,
janaina.

Wellington Gomes disse...

Celso, preciso falar com vc...
vc tem meus contatos?
abraço

Wellington