sábado, julho 26, 2008

Francofolie e um pouco mais da minha escola

Esta semana começou mais um festival em Montréal. É o Francofolie. Por sorte fica também bem ao lado do prédio que eu moro e eu tenho acompanhado nestes dois dias quase todos os shows, que por sinal são muito interessantes.

São vários palcos espalhados na área de espetáculos. Todos os Shows externos são gratuitos.


Para a criançada existe um mini parquinho com roda gigante e os pais levam as crianças mesmo!


Para os adultos uma estrutura de bares, banheiros e comidas!


Tem também lojinhas de venda de lembranças, tatuagem e instrumentos musicais.


Toda estrutura é muito limpa e organizada


Uma coisa espetacular em Montréal é a preocupação com a reciclagem. Existe uma rentável industria que se encarregada de coletar e processar todo o lixo e, principalmente, existe uma consciência pública da necessidade disto e todo mundo colabora separando o seu lixo!


Exemplo de coletor de plásticos, papel e aluminio.

Anteontem eu fui assistir o Paulo Ramos, um brasileiro que toca nos bares da cidade e tem uma turminha muito legal que toca bossa nova e alguns sambinhas, Tom Jobim e Vinicius e que faz o maior sucesso aqui em Montréal. Infelizmente eu esquecí de levar a máquina fotografica (Furo).


Grupo de música creoula, típico francês do Haiti!


Muito interessante e se assemelha com o nosso regae do Maranhão!


Também dá pra babar com os carrões que são expostos por patrocinadores, sente só esse Mustang básico. Pessoalmente ele é mais lindo ainda!


Rua principal, Sainte Catherine, onde está o palco principal.





Ontem começaram a se apresentar as bandas Quebecoises (francesas) mais famosas e eu tive, ao acaso, a oportunidade de conhecer dois casais brasileiros que estavam passando por lá e fiquei com eles a noite toda conversando.


Paulo e Marilda, à direita, o outro casal me desculpe de coração, mas eu esquecí o nome deles, talvez tenha sido culpa da Molson (cerveja), mas são de Belo Horizonte e são muito simpáticos.

O Paulo e a Marilda estão aqui em Montréal a catorze anos e espelham muito bem o que eu imagino que seria "Eu e Magnolia amanhã", pois eles vieram para cá quando estavam na faixa de quarenta anos e trouxeram um filho adolescente, como é o nosso caso.
Ontem conversando com ele eu ví que é bem puxado colocar os meninos para acompanhar a escola, mas, isso é perfeitamente possível, hoje em dia o filho deles fez engenharia e trabalha na Loto-Quebec, já tem um encaminhamento profissional. O Paulo continua trabalhando, perto de casa, e tendo uma vida pra lá de tranquila.
Segundo palavras dele mesmo, nos 14 anos que ele está aqui ele já conseguiu mas coisas do que durante toda a vida dele no Brasil (mais de trinta anos).
Foi muito interessante porque ele me explicou sobre os cortes de carnes, o ritmo de vida daqui a história do Quebec e um monte de assuntos muito interessantes. Inclusive ele me tranquilizou quanto ao sistema de saúde, em relação às doenças graves ele já teve, infelizmente, uma experiencia, e pode testemunhar que eles dão atendimento adequado para estes pacientes e são muito bem atendidos, inclusive falou que Montréal é uma referência na américa do norte para o tratamento de cancer de mama.
Bom, a noite foi super agradável, nos trocamos telefones e eu fiquei de fazer um contato com eles quando a Magnólia chegar aqui para agente conversar mais.

A VIDA COTIDIANA NA ESCOLA


O dia-a-dia continua duro!


São cinco horas e meia de aula por dia, das 08:30 às 14:00. Quando chego em casa vou fazer um monte de "Homework" e ai la se vão mais duas horas. Sempre tem um momento para ouvir a televisão ou rádio, aliás, eu agora vivo assistindo a programas infantis porque tem uma didática para que as crianças aprendam inglês, então eu aproveito isso.



Usando o closed caption eu posso acompanhar as legendas em tempo real e ouvir ao mesmo tempo. Tem sido bem produtivo, porque ou eu entendo ou entendo, não tem outra opção.





Pense no diálogo entre um Tigre e uma Iguana! sensassional não???


Quem diria!!!!! O celso assistindo desenho animado que nem criança!!! É a vida né, para alcançarmos nossos objetivos as vezes é preciso fazer coisas que não acreditamos ser capazes!


Nas sexta-feiras continuam as despedidas! Na última sexta eu acho que metada da escola foi embora. Esse é o Marake, um garoto de 15 anos que veio sozinho da Tchekslovaquia para aprender inglês e me deixou surpreso com a capacidade dele em lidar com situações de adultos.


Essa Japonesa estudou comigo por um mês, mais eu jamais consegui aprender a falar ou escrever seu nome, mas aprendí com ela (Ela só tem 17 anos) como é possível ser paciente, porque pense numa pessoa paciente e calma, parece até aqueles filósofos chineses, muito interessante.


A justine é polonesa e também foi embora. Muito inteligente e legal, mas um poço de timidez.


O Andrea da Itália, muito novo e já se preparando para a vida, eu não estou bem certo mas acho que ele tem 16 anos. Imagine a salada de sotaques que é em cada sala de aula. Ou fala o inglês correto ou ninguém se entende.


Bom, essa é a foto da turma inteira do inglês, todos os níveis. Sentados à frente estão os nossos professores Jéssica e Aldem, ambos norte-americanos.

CHINATOWN:

Aqui em Montréal também tem um Chinatown, muito interessante por sinal, eu nunca falei dele mas vou fazer um post especial porque merece. Lá você encontra desde os melhores pacotes de viagem até sessões de acumpuntura e Taichichuan (não sei se é assim que se escreve), é o lugar onde você compra tudo quanto é buginganga e eletrônico a preço de banana e encontra um variado e delicioso cardápio chines para saborear.
Eu lembrei de fazer este comentário sobre o bairro chinês porque eu passei lá durante a semana e tava a maior festa de comércio sobre a calçada (Vente sur Trottoir).

Rua principal de chinatown (Cartier Chinois em françês)

NOVAS COMPARAÇÕES:

Vocês de lembram desta foto. É da minha rua quando eu cheguei aqui em abril. Agora compare com a tirada ontem para perceber sobre as mudanças gritantes que eu sempre comento aqui.

Rue Sainte-Familie no final do inverno


E em pleno verão no mês de julho!

MEUS TALENTOS FOTOGRAFICOS

Assim como eu fotografei o parlemento em Ottawa, eu fiz uma foto sobre tripé com superexposição da vista da minha janela, achei que ficou muito bonito e resolvi compartilhar com vocês. Acreditem, era completamente noite quando eu fiz essa foto.


Bom, acho que é isso por hoje, tenham todos uma boa semana.

Abraços, Celso Arrais

Um comentário:

Wellington Gomes disse...

oi Celso....
obrigado pelas informações...
a escola tem site? pois acho que vou me enrolar um pouco por telefone, e não estou podendo ir lá agora... o curso de ingles na Mcgillnestá 247,00 por 13 semanas, mas tempo parcial, deve ser 2x por semana....
queria ver o tempo parcial deles tbem...
abração

Wellington