quarta-feira, julho 02, 2008

Visitando o Muquifo do Goldman na Fête du Canada

Após ser convidado pelo Goldman para passar o dia da "Fête du Canada" em seu Muquifo, peguei o busão e fui para Ottawa.

Para quem não conhece a estória, o Goldman é um amigo que morava em Brasília e que imigrou para o Canadá. Eu o conheci por meio dos blogs de imigrantes Brasileiros no Canadá.

Ele apelidou o seu primeiro apartamento em Gatineau de "Muquifo" e assim, até hoje, mesmo depois de mudar de endereço, o apartamento do Goldman continua sendo "O Muquifo".

Não precisava, mas eu vou dizer: o Goldman é aquela pessoa amiga, bom papo e super atencioso com os Brasileiros que chegam ou já moram em Ottawa.
Eu fiquei super a vontade no Muquifo e adorei passar esses dois dias lá, desfrutando da hospitalidade e companhia desse amigo.

Obrigado Goldman pelo companheirismo! Desde já fica marcado o seu Churrasco ou feijoada quando você for à Brasília, desta vez no meu muquifo! E este eu faço questão!


Vista da sacada do Muquifo! O muquifo propriamente dito eu não vou mostrar porque eu acho que isso o Goldman é que tem direito de fazer se ele quiser!


Esse é o Goldman na piscina do terraço do Muquifo

Em Ottawa o Goldman fez um roteiro para o dia da festa que foi muito divertido. passamos o dia vendo a festa, conhecendo os lugares legais de Ottawa e conversando com os amigos de Brasília que vivem lá.



Logo cedo a colina do parlamento já estava lotada


Assistimos ao desfile durante toda a manhã, muito bonito, até os discursos!


Um palco em frente ao parlamento permitia acompanhar tudo por um telão


Eu achei super interessante essa banda estilo escocês! muito legal mesmo ouvir a música dessa gaita


Várias outras bandas passam pelo desfile também


É muito interessante ver o orgulho estampado no rosto das pessoas. As pessoas participam com a maior alegria das festividades que equivale, no nosso caso ao sete de setembro!


Pela multidão dá pra ver o nível de participação! A cidade de Ottawa tem 780 mil habitantes apenas, e eu acho que eles estavam quase todos na comemoração!


Outra coisa que me deixou fascinado foi assistir a troca da guarda real! A cerimônia segue os mesmos ritos da guarda da rainha da inglaterra, inclusive o uniforme.


Desfilam também os heróis e heroínas de guerra e é feita uma homenagem aos mortos na guerra do afeganistão e outros conflitos que o canadá toma parte no momento!


As ruas de Ottawa viram palco de arte, esporte, música e muita diversão.


Malabaristas e artistas amadores e profissionais fazem a festa nas ruas, o melhor de tudo: você não vê uma confusão, a polícia é muito presente, e além de se avistar guardas por todo lado, um sistema de câmeras faz a vigilância em todos os lugares! Você se sente muito seguro!


As dançarinas japonesas mostram sua arte na rua!


Como não poderia deixar de ser, aqui estão eles, os tocadores de flautas andinas! onde você for no mundo terá um conjunto destes! Não ia ser diferente em Ottawa!


Aqui um mapa da cidade de Ottawa muito interessante, mas dá pra ver que a cidade é pequena, além de ser linda claro!


Festival de Jaz de Ottawa


A vista do parlamento a partir do canal Rideau


Eclusas do Rio Ottawa


Uma pausa para almoçar com os Brasileiros de Ottawa, alguns mais antigos e outros chegaram a apenas uma semana!


A Gabriela, uma Brasileirinha pra lá de simpática, que veio de Curitiba, percebeu que não tinha saido na foto anterior e me intimou: "Ei eu não saí na foto" então eu prometi que ia publicar uma foto exclusiva dela no Brasil! Para mim é um prazer ter sua foto aqui no meu blog Gabriela!




O Goldman chegando na praia de Ottawa com os brasileiros recém-chegados de Brasília



Quem disse que Ottawa não tem praia? Com areia e tudo! Agora a agua!!!! Brrrrrr.......






Ao anoitecer voltamos ao parlamento para assistir os shows!


Nos dirigimos à Gatineau para ver a queima dos fogos e conhecer um pedaço da cidade!




Arquitetura moderna, prédios conservados, muito bonita a cidade!


A entrada de Gatineau, o Rio Ottawa é a divisa entre Ontário e Quebéc


O parlamento visto da ponte de Gatineau




Os fogos de artíficio foram muito lindos, um show realmente!








Aqui uma foto artística que eu e o Goldman fizemos depois do show aproveitando a iluminação própria do parlamento. A vista é a partir do museu da civilização em Gatineau.

Bom acho que é isso, valeu mesmo a viagem e eu fiquei muito satisfeito de conhecer em detalhes a cidade de Ottawa. Agora... Toronto me aguarde!!!!

Um comentário:

Goldman disse...

Oi Celso, foi um grande prazer te receber aqui. Volte sempre e quando eu for a Brasilia, vamos marcar o churrasco sim. Abraços, Goldman.