sábado, junho 28, 2008

Visitando Quebec Ville e Cachoeira de Montmorency !

Hoje eu fui a cidade de Quebec. Essa viagem vai ficar na minha memoria. Que lugar lindo! tanto a cachoeira como a cidade de Quebec, parece até aquelas cidades do interior da França! Tudo muito arrumadinho e limpo, diferente de Montréal, muitas edificações centenárias, uma vista maravilhosa. Pena que no final da tarde caiu aquela chuva, mas não tem problema, quando a minha "Blond" Magnólia chegar aqui eu vou voltar lá e curtir um ou dois dias com ela em Quebec Ville.

Aliás, para quem está interessado em conhecer nesse verão as cidades canadenses como Ottawa, Toronto, Gaspé, Charveloix, etc, pagando um preço honesto e tendo um serviço de guia muito bom e uma viagem confortavel eu indico a Agencia Chinesa "Voyages Wonder" que fica no "cartier Chinois" ao lado da estação Place D'armes. A agencia fica no mini-shopping que está na esquina com o Boulevard Rene-Levesque, onde é o HSBC.
Para se ter idéia, uma viagem de um dia para Ottawa, com almoço completo e visita ao Parlamento, Royal Canadien Mint (onde é feito o dinherio canadense), entrada para o museu da civilização e um tour pela cidade com tema conforme a data (Eu fui no Festival das Tulipas), sai mais barato que a passagem de ônibus que você compra na Gare centrale de Montréal (49,11 se for comprado antecipado) e para Quebec, que fica a 280km de Montréal custa 29,00 a viagem + 17,00 das entradas: para o teleférico em Montmorency e o observatório nacional, 5,00 de "pour bois" (gorgeta da guia e do motorista, isso é uma instituição no Quebec) e 14,00 para um senhor almoço "A volonté + boisson e dessert". Nova York dois dias sai a $199,00, com hotel!

Telefone: (514) 866 88 80
endereço: 68 Boulevard Rene-Levesque Ouest - H2Z1A2

Bom, tá dada a dica, vamos aos fatos:

Começamos o passeio pela Cachoeira de Montmonrency que é a mais alta queda d'agua do Canadá (mais alta que niagara falls).


Vista da Cachoeira de dentro do teleférico


Você pode ver a cachoeira de vários angulos


No ponto mais alto do teleférico você tem uma linda paisagem do Rio St. Laurent


O teleférico é bem grande e não balança tanto. Na foto o que vinha em sentido contrário ao meu!


Existem vários mirantes em diversos níveis que permitem fotos de todos os angulos


Essa escadaria enorme incrustrada na pedra é uma aventura emocionante e você pode acessar um "Quai" que fica na base e se aproximar bastante da cachoeira! é muito lindo mesmo.


Ao lado do início da queda o barulho e o clima são muito interessantes, te dá um certo medo, pois é muito alta a queda!


Aqui a vista lateral direita da cachoeira e uma vista da escadaria na lateral esquerda


Do tôpo é possivel avistar Quebec (no horizonte ao centro) e ter uma vista fantástica


Ver a cachoeira de cima é simplesmente emocionante!


No tôpo existe uma excelente estrutura, você pode pegar um "brunch" por exemplo ou simplesmente comprar água, tudo muito automatizado!


No mirante superior a ponte bem extensa dá uma sensação indescritível


A altura é impressionante!


Aqui um zoom em Quebec no horizonte ao centro!


E lá fomos nos no nosso busão rumo à linda Ville de Quebec



Para quem se interessou pela agencia de viagens ai vai duas amostras do Busão, que tem um interior confortável e limpo, com direito a vídeo-pirata-chines na língua da maioria (No meu caso em espanhol porque 90% era mexicano), com legendas em francês e uma guia bilingue muito simpática e atenciosa. Chinesa, claro!





Antes de irmos para Quebec uma parada para almoço nesse simpático Shopping, no Restaurante "Buffet des Continents" que fica no lado direito ai na foto.

Chegando a Quebec o primeiro local que nos fomos foi o Observatorio nacional, no 31 andar do prédio você tem uma visão em 360 graus da cidade, abaixo as fotografias que foi possível tirar de lá

Uma arquitetura ancian harmonizada com o novo, acho que esse é o segredo de Quebec

Aqui o destaque é o Chateau Frontenac

As fotificações estão por toda parte, a cidade, primeira da américa do norte é totalmente fortificada, e está cercada por muros!


O desenvolvimento e a natureza convivem lado a lado, nada de aranha céus, tudo muito ventilado e iluminado (claro, no verão somente né)


Edificações históricas muito bem consrvadas!


Ruas e jardins cuidados e limpos! Isso eu adorei porque neste aspecto Montreal.....


No observatório também dá pra fazer uma foto com a bandeira Quebecois


La Manège Militaire



Esta é uma edificação histórica, infelizmente a dois meses atrás ela incendiou e isso criou uma consternação em Quebéc, pois é um patrimônio muito importante para a história Quebecois e todo o parlamento e o governo se mobilizou para garantir os recursos para a restauração/reconstrução deste sitio histórico.
Acontece que aqui em Quebec eles tem um "Q" de Baiano, eles não tem muita pressa para resolver as coisas, então, está decidido, vão reconstruir, não sabem é quando! (Brincadeira amigos Quebecois e Baianos).



A cidade não é só história e construções antigas, existem construções modernas como as da foto, um setor petroquímico, muitas indústrias e serviços em torno da cidade e uma ligação com Levi por meio de balsa e ponte, o que na minha opinião, conferem Desenvolvimento com qualidade de vida à cidade, qualidade esta representada pelos necessários empregos que uma população precisa para viver com dignidade! Eu adorei tudo que vi e creio que deve ser muito bom e tranquilo viver em Quebéc (Ville), ainda mais que lá está instalada a primeira e mais antiga universidade do Canadá, a Universidade de Laval, que uma das mais conceituadas do País, principalmente no ensino da língua francesa.

Mas voltando às belezas de Quebéc, vamos às fotos que todos esperam quando se fala na cidade de Quebec, evidentemente é impossível fotografar tudo e com fidedignidade, mas fiz o melhor que eu podia, principalmente porque no fim da tarde choveu muito e atrapalhou bastante a prospecção na cidade:


Este é o acesso a citadela, um cartão postal de Quebéc, sempre cheio no verão!


A vista do chateau frontenac a partir da parte baixa da cidade

Vista da lateral do Chateau Frontenac


Vista da praça em frente ao Chateau frontenac onde existe um sítio histórico, com ruinas que pode ser visto pelos que visitam o local


Aqui outrora funcionava a bateria de canhões que impedia a entrada dos invasores (ingleses) mas que foi vencida pela estratégia inglesa que invadiu por terra e culminou com o domínio inglês no Canadá que inicialmente era a "Nouvelle France", na verdade, nessa história toda a verdade é que o Rei da França amarelou e entregou a Nouvelle France aos ingleses.


As edificações antigas são lindas e bem cuidadas na citadela


Bom, esse painel é classico, não pode faltar em fotos de Quebec


Parece que você faz parte da paisagem


No centro estava sendo filmado alguma coisa na Igreja, muito bonito!



Coisas como casa de peles de animais e couro são incomuns para os visitantes e chamam atenção


As casa de artesanatos lembra muito o Pelourinho, cheio de arte


No mais é passear pelas belas ruas e degustar as delícias Quebecois, tomar um vinho, beber uma cerveja, experimentar um crêpe e aproveitar o que a cultura francesa pode oferecer.









Um outro evento que eu tomei parte essa semana foi o Festival de Jazz, que começou essa semana e que é muito interessante, permite às pessoas ouvirem boa música gratuitamente, e também ter acesso à shows internacionais com preço aceitável ($35,00 em média).

Com a chegada do festival eu descobri o quanto é bom morar aqui no centro, tudo fica perto, da minha janela eu posso ouvir e ver o movimento no festival, se tiver bem animado e só descer e aproveitar a festa que vai até altas horas!

Vista da sacada do meu apartamento!

Conforme o movimento dá pra descer e participar da festa

Eu também assistí ao show do Gilberto Gil que aconteceu no dia 26. Estava lotado e quando você está em outro país é que você sente o quanto nossa música é contagiante. O Gilberto Gil incendiou a galera, tanto brasileira quanto os canadenses, estes últimos simplesmente ficanm alucinados com a batida e o gingado brasileiro, tanto que aqui, conforme eu já mostrei, existe uma reunião ao Mont royal para tocar Tamtam, quando aparece alguém para tocar um ritmo brasileiro a moçada vai a loucura, porque em matéria de batuque e de dança o sem jeito mandou recado para eles.


O Gil nos seus 66 anos completados no último dia 24 teve uma performance impressionante! muito legal o show!

Também com Festival de Jazz eu ganhei um outro pesente: os fogos de artifícios que acontecem no velho porto e no La Ronde. Eu posso assistí-los de camarote da minha sacada (19 andar) e já é a segunda vez que eu assisto, agora eu lembrei de fotografar e compartilhar aqui no blog. Veja abaixo as fotos









Ufa! este post foi talves o mais longo que eu já fiz. Mas fazer oque, finalmente eu tô cheio de novidades! Ah! uma última novidade, no Canada's day eu vou pra Ottawa ver a festa com uma visão inglêsa, mas isso fica para o próximo post.

Um grande abraço a todos e boa semana!










Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa! Quantas fotos legais! Adorei, principalmente aquelas da cachoeira porque eu nunca visitei...
Mais que privilégio mesmo ver os fotos de artifício da sacada do apartamento, de camarote, isso é que é maravilha!!!!
Até mais!