terça-feira, junho 24, 2008

Fête Nationale à Montréal

Muito interessante a comemoração da festa nacional de Quebec, as pessoas participam ativamente, seja como benévoles ou indo prestigiar o desfile. É um orgulho local.
Eu fui assistir o desfile em Montréal, porque em Quebec todos os hoteis, aubergues, etc estavam lotados e não haveria como eu permanecer lá a noite, a menos que eu embalasse na festa até o outro dia.
São Pedro colaborou, choveu so um pouco durante o desfile e, embora no final da tarde tenha caido o maior temporal, foi também rápido. Vamos ver a noite no show do parque maisonneuve! o final da tarde está lindo, acho que vai ser bem legal, embora a previsão é de risco de chuva às 20:00h, mais eu não tô pondo fé não porque o céu tá limpo!


Interessante a comissão de frente toda orgulhosa!


As alegorias são bem simples mais muito criativas, parece o nosso carnaval de antigamente


É pena que não eu não tenha o filme disto, pois essa apresentação foi o máximo, um artista tocando gaita e sapateando ao mesmo tempo, simplesmente lindo.



Os bonecos seguiam o carro da gaita acompanhando a música Quebecois.


Também é um momento político muito importante, este é o grupo dos soberanistas que defende a independência do Quebec, cantaram durante o Percurso: "Quebec independent, Montréal en Français, Quebec en Français !"


Muitos traziam a bandeira acadienne (de L'Acadie), que aliás eu acho muito interessante e triste a história dos Acadiens e talvez tenha sido por essa história que nasceu a divergência inglesa/francesa na américa do norte. Veja a canção "Evangeline" para entender essa história.


Músicos animam o desfile sobre os carros alegóricos


Ginastas faziam acrobacias muito legais, as crianças adoravam e acenavam as bandeirinhas do quebec


Os bonecos gigantes lembram os bonecos de olinda, e aqui eles representam personagens históricos, como Jeanne-Mance, primeira enfermeira de Montréal e fundadora do Hospital de dieu e René Levesque, famoso primeiro ministro do Quebec por três vezes, entre outros.


O circo também tem sua história no Quebec




Interessante é ver as crianças participando do desfile...


e a ornamentação de muitas casas ao longo da avenida Sherbrooke, aonde ocorre o desfile.


As carangas históricas também tomam parte do evento!


Seus proprietários desfilam orgulhosos com suas máquinas bem cuidadas!


O boneco representando René-Levésque


A alegria acompanhada por diversos bonecos gigantes!


O boneco em homenagem a Jeanne-Mance


E uma vista geral do desfile


Ao final da avenida, no parque Maisonneuve, foi montado um enorme palco, com cobertura jornalistica da Rádio-Canadá, banheiros, barracas de petiscos, lembranças da festa nacional, muito bonito, eu fiquei para assistir o ensaio e qual não foi minha surpresa quando eles entraram com a música tico-tico no fuba, um clássico brasileiro na versão francesa! muito lindo.




O palco, muito bem montado, apresentava a história das bandeiras do Quebec e será explicado pelo apresentador oficial do show. Vale a pena conferir logo mais a noite, é de graça e tem muita música boa.

4 comentários:

Wellington Gomes disse...

deve ter sido legal... pena que não pude ir... estava montando móveis... heheheheheh
abraço

Goldman disse...

Oi Celso, tudo bem? Então a festa foi boa por aí né? Aqui em Ottawa não aconteceu nada... e como não tivemos feriado nem pude ir para Gatineau para saber se aconteceu alguma coisa ou não, mas dia 1 de julho está aí e a festa é grande. Se vc e o pessoal resolverem vir para cá, me avisem ok? Uma pergunta: que música é esta que vc citou? A Evangeline... vc pode me dar mais detalhes de como achar esta música? Tenho muito interesse pela história dos Acadiens aqui no Canadá. Abraços, Goldman. PS - Just in case, meu email é goldmansousa@gmail.com

Celso Arrais & Família disse...

Uma pena Wellington, eu tenho certeza que as cri8anças iriam adorar tanto o desfile quanto o show! mas o Dia primeiro está ai!

Um abraço

Celso Arrais

Celso Arrais & Família disse...

Oi Goldman, estou fazendo contato por e-mail para te dar maiores detalhes. Quanto a Ottawa eu não sei se vai dar pra ir porque domingo eu já vou pra Quebec (Ville). Mas não descarto a possibilidade não! Qualquer coisa eu faço contato até o final de semana ok.

Um grande abraço