domingo, junho 01, 2008

FORMULA 1 e CHURRASCO!!!

Demorou, mas como hoje eu estou me sentindo bem melhor e o dedo já desinchou, eu vou tentar fazer este post o mais completo possível.
Semana que vem, a partir de sexta-feira, começa o triségimo Grand Prix do Canadá. Eu nunca assistí uma corrida de formula 1, por isso tratei de acessar o site do Grand Prix e fazendo um sacrifício danado comprei um ingresso de tribuna! Afinal eu mereço. O que me deixou mas orgulhoso e contente foi que eu fiz a compra pelo site, em francês, que diga-se de passagem poderia ser menos complicado, recebí a confirmação da compra, me dirigi à bilheteria no Parque Jean Drapeau na Ilê de St Héléne e retirei os bilhetes utilisando o meu parco francês. Isso parece nada, mas para quem não tem domínio da língua, como é o meu caso, trata-se de uma vitória muito grande. Eu me recordo que a primeira vez que eu tive que sair sozinho para comprar alguma coisa aqui foi exatamente no dia da minha chegada, sob uma tempestade de neve e, eu fui de casa até o Depaneur ensaiando como eu deveria falar para comprar uma "carte d'appel" (Cartão telefônico internacional), e ao chegar lá me atrapalhei todo e fui obrigado a falar um "franglais" (Mistura de inglês e français) até que finalmente me acalmei um pouco e consegui me explicar e comprar a tal carte.
Hoje quando eu entro em um comércio, no meu banco ou sou abordado na rua por alguém falando inglês ou francês não dá mais aquele frio na barriga e nem eu preciso ensaiar o discurso antes, e isso não é uma coisa que acontece de uma hora para outra, já fazem três meses que eu estudo cerca de 08 horas por dia (entre escola, curso de conversação e deveres de casa) e só agora, esta última semana, é que eu me dei conta o quanto eu cresci no idioma, evidentemente eu não esqueci que ainda falta muito a fazer! Mas essa sensação é muito boa é realizadora e me deixa com muito orgulho.


Meus bilhetes para o Grand Prix

Visitando a ilha eu também fui até a biosphere e achei um absurdo o preço do ingresso $ 150,00, eu ainda perguntei outra vez para a atendente e confirmei em english porque eu achei o absurdo dos absurdos! então para vocês vai ficar somente a imagem externa porque eu te juro que não aceito pagar esse preço, embora estivesse louco para conhecer o interior! Fazer o que! Eu também queria ter uma mercedes conversível e o máximo que conseguí foi uma vizinha chamada mercedes, que alias é muito gente boa!

Em tempo em 06/06/08: O manezão aqui voltou lá e descobriu que nem eu tinha entendido o francês da atendente e nem ela o meu inglês, resultado, não é nada disso, a entrada é de $7,50 para usuários do transporte em comum!!! a pronuncia dela pareceu como: "San sancan" e não "seti sancan" resultado: J'ai me trompé ! Vai estudar francês Celso!!! e desculpem a vergonha que eu passei!!!



Realmente é muito bonita a estrutura externa da biosphere e lá dentro está reproduzido o meio ambiente (Floresta Boreale), mas talves seja melhor visitar o Biodome, que também mostra a Floresta Boreale

No parque ainda estão o Parque de Diversão La Ronde e o Cassino de Montreal. Eu só pude ver o parque de diversão porque estava prestes a chover mas em uma outra oportunidade eu volto lá para mostrar o cassino.


Entrada do Parque La Ronde, muito bonito, montanha russa, maior roda gigante do mundo, um brinquedo pra lá de louco que despenca de uma altura imensa, é um parque completo, um misto de "Hopi-Hari" e Beto Carrero World, você pode comprar o passaporte para estação e assistir aos shows de fogos de artifício também!


Cartaz com as fotos das atrações principais do La Ronde!

A natureza e a beleza arquitetônica da orla fluvial de Montreal também podem ser apreciadas a partir da ilha, há restaurante, forte e locais para pique-nique!


Base da Ponte Champlain e vista da orla fluvial de Montréal


Muito verde em volta das atrações


Vista do Parque La Ronde e da Ponte Champlain sentido Longueil

Esta seqüencia de fotos eu vou colocar para ver se vocês entendem a história. Eu estava olhando um menininho todo feliz brincando em um chafariz e ele ria alto, dava gargalhadas e eu fiquei admirando aquela felicidade toda e achando muito bonito, mas não demorou dois minutos um guarda do parque veio e mandou o pai dele retirar o garoto, eu fiquei pensando: " O estraga prazeres", mas em seguida eu lembrei que nós estavamos no canadá e aqui o cumprimento às regras são cobrados! mas deu dó, o garotinho tava tão feliz!!! uma pena!



Cena 1: O garotinho brinca com a água no meio da praça e o pai observa sentado no banco a direita


Cena 2: o menino corre e rí bem alto com aquela alegria maravilhosa de criança!


Cena 3: A segurança chega rapidinho e acaba com a festa do muleque! Que maldade, tava tão alegre o bichinho!

CHURRASCO BRASILEIRO:

Finalmente eu pude mostrar meus dotes de churrasqueiro aqui em Montréal e matar a vontade de comer aquela Picanha e um "Churrasquinho de Gato" (carne "de boi" no espetinho), pois eu fiz os dois, até a farinha de milho para a polenta você encontra aqui. Mas como eu estava com o dedo imobilizado fiz só os dois mesmo! A turma de inglês da escola ficou sabendo que eu sabia fazer o churrasco e então me chamaram para uma festa de despedida de uma das alunas que é francesa e mora em Montréal há 10 anos, então lá fui eu inaugurar a churrasqueira da colega com churrasco brasileiro! Não precisa dizer que o sucesso foi total, todo mundo amou os dois churrascos e o pão de alho que eu fiz! eu só ouvia "It's very good" hummmmm! No outro dia a dona da casa veio me pedir informações de como fazer e onde eu tinha comprado a carne.


A esquerda um corte de picanha "berrando" bem ao estilo Brasiliense!


Brasileiros e Brasileiras, Quebecois, Mexicanos, Holandeses, Franceses, Japoneses e Africanos presentes aprovaram a picanha, o pão de alho e o espetinho!

Por falar nisso, para os Brasileiros que também não conhecem ainda, existe um açougue português na rue Roy com St. Laurent, que se chama Alim -Pot e tem um toldo verde na frente, que vende todos os ingredientes para a feijoada (Sem salgar, vc tem salgar uma semana antes de fazer a feijoada), tem ainda costelinha de porco, picanha, carne de sol, pão de queijo, farinha de mandioca, guaraná antartica, entre outros.
O preço é um pouco salgado, mais acessível. O pão de queijo eu posso dar referência, pois quem faz é uma amiga minha que mora perto de Blainville e tá vendendo para todo o Quebéc. ) O pão de queijo se chama "Les Delices Laurentiens", e é tão bom quanto o do "Forno de minas".
Logo após a esquina da rue Roy, na rua St. Laurent, tem um outro açougue que vende costelinha defumada, rabinho, joelho de porco e tem também o "Bucho" e Mocotó para dobradinha e panelada para quem gosta. Louro você encontra em qualquer lugar, em francês chama-se Laurier!
Um grande abraço a todos,



Nenhum comentário: