segunda-feira, abril 28, 2008

As belezas de Montreal

Teve uma pessoa que me perguntou se não havia nada de bonito em Montreal, porque até agora ela não tinha visto nada que realmente pudesse achar bonito. Talvez nas fotografias que eu já publiquei eu não tenha conseguido retratar a beleza que está nas montanhas de neves, nas paisagens de todas as estações do ano retratadas ou então faltou uma observaçao mais apurada da leitora, então, eu vou tentar mostrar algumas coisas bonitas daqui para frente, focando na beleza física da cidade, porque talvez outros leitores também desejem obter essa informação.

Eu começaria com um poema feito especialmente para esta querida leitora:

"No canadá eu encontrei muita coisa bela. Lugares, pessoas e costumes que dariam uma linda tela, mas o que mais me chamou a atenção foi encontrar aqui o meu amor, em forma de linda flor, clara como a sua pele, perfumada, imponente e bela, plantada em um jardim feito para ela. Flor Magnólia, importante achado que me consola a dor da enorme distância que "Touts le jours" me assola!


Esta é a flor Magnólia que eu encontrei no Jardim botânico daqui, um dos lugares bonitos da cidade. Para quem ficou com a sensação de que eu arrumei uma amante aqui, saiba que magnólia é minha espôsa que se encontra no Brasil, por enquanto!
Meio adolescente o poema mas eu tinha que fazer uma média com a patroa não é !!!!!



Edificações, como o suntuoso estádio olímpico visto do jardim botânico, são exemplos indubitáveis da beleza de montréal.



O prédio da faculdade de ciências ambientais onde ocorreu recentemente a mostra das borboletas vivas é outro bom exemplo de beleza.



As estufas do jardim botânico atrás da bilheteria, são outro exemplo de bela arquitetura.



A entrada do Jardim botânico também é uma outra beldade da cidade.



E ao chegar aqui no jardim botânico ou na praça Jacques Cartier na Vieux Montréal ou ainda na estação peel, ou na place bonaventure, você pode encontrar uma linda arquitetura.




Mais a maior beleza que eu consigo enxergar neste país é o respeito ao cidadão. Um país construído pelo povo e para o povo verdadeiramente! As pessoas andam na rua com todos os seus direitos no bolso. Ciclovia, pedestre, veículos, estado e pessoas, são entes muito bem definidos aqui. Pode ser que aqui não exista uma grande badalação, mais é possível decidir o que fazer sem ter medos! Também não é nenhum paraíso, tem seus problemas.


Para quem estava achando que aqui so tem neve, veja a explosão de cores que está acontecendo aqui agora mesmo!!!!




Os animais chegando do sul são a prova de que o inverno acabou!



Até o esquilo procura tirar proveito de toda a escassez de verde! Vivendo na esperança que logo tudo irá melhorar.



A foto eu registrei, mas o canto do passarinho não deu para registrar, mas saiba que era lindo e me deixou pensando como pode um passaro tão belo se aportar em uma árvore pelada e cantar como se estivesse no paraíso: A conclusão que eu cheguei é que agente faz as coisas acontecerem, as circuntâncias somos nos que criamos!





Guarde bem estes próximos registros porque eu vou voltar ao jardim botânico para fotografar quando a primavera realmente desabrochar por completo e então vocês verão estas pedras cheias de flores e plantas!




As folhas das árvores ainda estão pequenas mais não levará duas semanas para tudo estar verde ou colorido!



Não parece com o nosso Ipê roxo? Esta explosão de cores está por todos os lados e é muito interessante ver as coisas acontecerem do dia para noite.




A flor oficial do canadá, a tulipa, por todos os lugares ela começa a brotar.



A vida insiste em brotar do nada! que linda flôr não? nascida na pedra



Enquanto algumas de suas primas e irmãs não conseguiram ainda se vestir, algumas árvores venceram, em um período de duas semanas, toda a neve que caiu durante cinco meses.



Tulipas (em detalhe)




Preste muita atenção à estas plantas, hoje elas estão peladas, mais trata-se de um jardim lilás. Em duas semanas haverá aqui toda sorte de flores com tonalidades lilás do mundo, eu vou voltar lá e registrar tudo, até agosto quando elas começarem a cair e adormecerem para o inverno.



Por último gostaria de deixar uma mensagem para quem está começando esse caminho:

L'immigration est un choix. Il y a beaucoup de choses ici que vous ne rencontrerez pas dans d'autres pays, mais Il y a beaucoup de choses aussi que vous-y manquerez! C'est pour ça que tu devrez considérer que le Canada ne changera pas pour toi, tu que devras t'adapter au Canada. C'est très important de comprendre ça pour bien immigrer!

Bonne chance mes amies!

5 comentários:

Unknown disse...

Realmente agora as fotos estão muito lindas. Essas tulipas parecem até de mentira.
Espero que esteja tudo tranquilo por aí já que está num canto seu né.
Beijos da sobrinha.
Raquel.

Celso Arrais & Família disse...

Beijão Raquel, Silvio e Arthur, muitas saudades,

tio Celso

Anônimo disse...

Celso parabéns pela sua garra e determinação, acompanhamos a muito tempo seu blog, e sempre torcendo, pois vc é realmente um herói de verdade e claro com um heroína do lado.

Nós estamos na etapa do federal mas torcendo e orando por vcs, fique na paz de Deus.

Um grande abraço

Enrique e Michela

Déia disse...

Bem, na verdade acabamos de descobrí vcs viajando nos blos. Confessamos que gostamos muito, principalmente o último post, todo florido e com muitas paisagens belas.
Felicidades para a família.
Andreia e Dmitri

Wellington Gomes disse...

oi Celso,

muito obrigado.... é verdade só nos conhecíamos (eu mesmo, rs!)....
mas vejo que vc não desistiu do projeto, ou seja, vc é brasileiro e não desiste nunca... rs
abração e sucesso!

Wellington