domingo, abril 20, 2008

Um novo Canadá na primavera!

É incrível, mas em questão de duas semanas, tudo se transformou aqui.
A neve deu lugar a grama, que corajosamente luta para crescer, as calçadas vão sendo limpas, os animais começam a chegar em bandos, principalmente as aves, vindos não sei exatamente de onde, mas provavelmente de um lugar quente.
É a primavera, talves a maior explosão de vida que eu já tenha visto em toda a minha vida.
Ao mesmo tempo, as pessoas parecem que acordam de uma longa hibernação e da noite para o dia as ruas ficam cheias de gente com roupas mais alegres e menos casacos, os primeiros shorts vão timidamente aparecendo e os bares vão ficando lotados, as cervejas, servidas aqui em jarras, começam a marcar presença nas mesas.
Eu tenho vibrado nestes últimos três dias, pois o que era inabitável tornou-se uma cidade como qualquer cidade brasileira, e tudo parece como se eu estivesse em casa.
A uma semana atrás o quadro era muito diferente, estavamos tendo a última (eu espero) nevasca (só um chute de neige). Veja na figura abaixo:



Os pontinhos brancos não são defeito da foto não, são flocos de neve mesmo



Uma semana depois o sol era geral e as pessoas andavam animadas pelo Boulevard St. Laurent



Na rua onde eu moro, (prédio marron na esquina a esquerda na foto), já é possivel fazer caminhadas sob o sol



O sol torna a rua mais bonita e as pessoas começam a caminhar nelas! Esta é a visão do outro lado da rua que eu moro.



Nos parques, no caso dessa foto o La Fontaine, as pessoas aparecem com suas bicicletas, patins, skates, cachorros, violão, tamtam, etc e fazem uma festa bonita. Até os animais ficam mais presentes, veja se você acha o esquilo nessa foto.



Se você não encontrou o esquilo na foto anterior vai uma dica, ele esta na parte inferior central da foto e eu pus uma seta acima dele, nesta você vai encontrar o primo dele. Os animais também ficam em festa nesta época



Esta é a parte do parc La fontaine que eu fotografei em março sob a neve, como prometido, aqui está, já quase sem neve e abaixo a foto de março. Agora dá para ver o lago e a grama verde começando a brotar



Aqui a foto que eu tirei do parque La fontaine em março, no auge da neve

Outro parque que eu visitei foi o Parque de Verdun, um suburbio de montreal, um bairro de classe pobre


As crianças brincam nos parques aproveitando os dias de sol



O parque è muito extenso com ciclovias, jardins, parquinhos e muito espaço para jogar bola ou outra coisa qualquer



Imagina como è dificil para um brasileiro aceitar que trata-se de um bairro de classe pobre. Alem de tudo eu acho que è um dos cartoes postais do Rio Saint Laurent, porque neste bairro voce pode andar quiilometros margeando o rio.



Este foi o bairro que permeou o nosso segundo post nesse blog em 2006, e, tirando o fato de somente virmos a descubrir mais tarde que trata-se de um bairro de classe pobre, todas as informaçoes daquele poste correspondem com exatidao a realidade.



Uma das ruas de Verdun. O lado mais pobre.

Desculpe a falta de acentos no texto, mais eu estou utilizando um teclado da escola que èe configurado para o françes e eu nao consigo achar as teclas dos acentos.

Um grande abraço a todos e muito obrigado pelos comentarios, e-mails e telefonemas de incentivo recebidos.

Nenhum comentário: