sábado, abril 12, 2008

Cabana à Sucre - Tradição Quebecois

Uma coisa muito interessante de se fazer aqui no Quebec nesta época do ano é passar toda uma tarde na Cabana à Sucre e jantar lá. É um lugar imitando as antigas instalagens Quebecois onde é extraído o Syrop D´erable, uma espécie de melado que tem por matéria prima o maple syrople extraído do plátamo a árvore nacional do Canada. Nestas instalações você pode visitar as plantações e ver como é extraído o syrop do tronco da árvore, lembrando muito o sistema utilizado nos seringais brasileiro.
Você ainda vai comer muuuuuuuuuiiiiiiiiiiiito, pois faz parte do passeio apreciar a culinária baseada no syrop, que inclui, acreditem, nosso querido torresminho! isso mesmo e o velho conhecido feijão rouxinho, só que com syrop dentro, além de crepes, bacon, omeletes gigantes, pickles, especiarias e tudo acompanhado de uma música a sanfona em um ritimo muito, mais muito parecido com o que é feito no Brasil pelo Renato Borgueti (Gaúcho).
Eu estive ontem, com a turma da escola, em uma dessas cabanas, existem muitas por todo o Quebec, e achei maravilhoso e enriquecedor por tudo que eu ví e comí e por peceber mais uma vez como os Quebecois são parecidos conosco, eles são gozadores, brincalhões e bem humorados, não tem a menor cerimônia de fazer uma brincadeira com você sem nunca ter ti visto, veja por exemplo na fotografia abaixo, um Quebecois, que eu jamais tinha visto, veio sacaniar minha foto, como os meninos do Brasil que põem chifrinho na hora de tirar a foto e ainda na hora da foto falou para eu falar X para aparecer sorrindo na foto.



Eles são assim, bem simpáticos e brincalhões, dos mais jovens aos mais velhos!



Nos campos atrás da Cabana à Sucre você pode ver animais, como as Renas aqui ou visitar onde é extraído o syrope



Arvore de onde se extrai o syrope (Ainda tem muita neve nos campos, que frio)






Turma da escola, tem gente de todo canto do planeta



Trilha por onde chegamos às plantações, difícil foi voltar, a neve cedia o tempo todo e era um tombo atrás do outro




Dentro da cabana você encontra um ambiente rústico, caracterizado como se estivesse no século 19, com animais empalhados e toda a estrutura de produção do syrope




Equipamento para fabricar o syrope



Para cada grupo é reservada e preparada uma bela mesa, e servida comida pra enjoar



A mesa toda arrumada e o ambiente rústico formam um ambiente pra lá de agradável e acolhedor que te faz esquecer as horas passarem. É uma boa ocasião para tomar uma cerveja ou um vinho enquanto espera o jantar ser servido. Muitas pessoas utilizam o local para fazer festas de aniversário.



A cozinha ao estilo antigo fica a mostra e você pode ver a cozinheira fazendo o torresmo e o bacon que será servido na tua mesa



Nossa mesa evidentemente ficou lotada, (Eu estou ao fundo com a cerveja na mão), e foi muito animado.



A comida é servida na hora combinada e haja comedor para tanta comida



Além de comidas conhecidas como Presunto e ovos cozidos ao Syrop d´erable, existe esta super omelete que é simplesmente deliciosa, além de ser desconhecida para nós brasileiros.



E olha quem pintou no pedaço, o nosso velho e conhecido torresmo!



Bom, você não está enganado, é realmente nosso feijão rouxinho, só que eles o preparam com o syrope d´erable, imagine a bufa disso, eu e que não cheguei nem perto, poderia causar uma explosão na cabana a sucre! ahahahaha!





Durante todo o jantar um sanfoneiro toca músicas bastante parecidas com as do Renato Borgueti, aquele sanfoneiro do Rio Grande do Sul e também toca o parabéns para você e outras músicas bem conhecidas como What wonderful world (Louis Armstrong), muito legal o clima que a música cria.


Para finalizar você não pode sair de uma Cabane à Sucre sem experimentar o Tire de syrope d´érable, que nada mais é do que o syrope aquecido e despejado sobre uma porção de neve, isso solidifica ele e o transforma em uma espécie de quebra-queixo que é pego e enrolado num palito de picolé. É bem saboroso, parece uma bala gelada.

Ainda durante a semana, na quarta-feira, foram comemorados os aniversários do mês, como todos os aniversariantes, por coincidência, eram mexicanos, a comemoração foi um almoço em um restaurante mexicano.



Toda a turma no restaurante mexicano, como vocês podem reparar, eu sou meio que tiozão da turma, o mais velho tem 25 anos, imagina como é conviver com essa garotada, mas está sendo muito legal, você percebe que muitos jovens estão correndo atrás de se firmarem na vida em seus países e eu fico muito feliz de perceber isso.

Durante a semana é bem mais animado do que no final de semana, porque eu tenho a companhia dos colegas, muitas atividades para fazer, entretanto, quando chega o final de semana, eu fico sozinho. Em um dia como hoje, que choveu, nevou, fez frio, e tudo mais que São Pedro poderia fazer com o canadá, eu fiquei meio que entocado em casa e eu não gosto disso, já fui ao mercado, almoçei na praça de alimentação do shopping subterráneo daqui de perto de casa, mas, eu acho que eu tava sentindo falta mesmo era de não poder ir na festa na casa do Teixeira, para o aniversário do Andrei, fiquei o dia todo imaginando na farra que teria sido se eu tivesse lá. Bom, faz parte, vamos em frente que atrás vem gente. Uma boa semana a todos, logo que tiver mais novidades postarei de novo.

Um grande abraço a todos,




4 comentários:

Anônimo disse...

Quero saber com quantos quilos a mais você vai voltar???? Depois dessa farra gastronômica !!!

Unknown disse...

Que coisa chata hein tio ter que comer todas essas coisas.
Traz alguma coisinha pra gente quando voltar hein!
Beijos.

Sem passado disse...

Celso,

Já faz algum tempo que estamos acompanhando a sua luta e de sua família para alcançar o seu objetivo, o Canadá, e nesse tempo temos visto que belo exemplo vocês têm dado a muitos que estão nessa jornada rumo à uma vida nova, parabéns amigos!

Vocês não apenas não deixaram se abater pelo resultado negativo, como foram adiante para reverter a situação, e acredite vocês já mudaram, vocês já são vencedores, aliás pelo que vimos sempre foram!

Continue sua jornada em Montréal e saiba que o Processo Federal vai ser bem tranqüilo, temos certeza disso.

Aproveito aqui para fazermos um trato, vamos tomar um café em Montréal no ano que vem, ok?

Acredito que até Abril/2009 eu, minha esposa e enteados já estaremos em solo Quebecois, então será um grande prazer pra nós.

Um grande abraço de seus fãs aqui de São Paulo (por enquanto!rs)

Ricardo e Rosangela
http://ric-lola.blogspot.com

Celso Arrais & Família disse...

Caros Ri & Ro,

Obrigado por suas palavras de incentivo. Ficamos muito felizes de ver que vocês foram aprovados e que estão motivados para virem para o Canadá. Desejamos toda felicidade e sucesso nessa nova fase que já é de mudança. Espero realmente poder tomar o café com vocês em Montréal no ano que vem. Até setembro eu estarei aqui em Montréal, se houver alguma coisa que eu possa lhes ajudar, podem manter contato. no blog estão os meus telefones aqui.

Um grande abraço e felicidades,