quarta-feira, dezembro 13, 2006

A carta Chegou! Reprovamos!

A carta finalmente chegou. Infelizmente o resultado foi terrível para nós, fomos reprovados. Alegaram a idade (42) e por isso descontaram 12 pontos e também pelo fato de não termos um nível avançado de Françês, o que seria impossível para nós alcançarmos com 05 meses de estudo. Resta-nos um recurso ao Ministério da Imigração em Montreal, e, com certeza eu vou fazer. Mas o mais triste de tudo é a decepção que se abateu sobre nós, não adiantou tanto esforço, tantas horas de aula, tanta pesquisa sobre Quebec e o Canadá, todas as nossas expectativas foram frustadas.
Eu não assimilei esse resultado até agora, acho que não foi justo porque nós preenchiamos com folga os requisitos quando mandamos o Dossiê e de repente não preenchiamos mais. Na ficha que me mandaram está claro que ao analisarem o dossiê eu já não tinha a pontuação necessária, mesmo assim me chamaram para a entrevista, me fizeram ir até São Paulo só para me dizer que eu não preenchia os requisitos? O que mais me chamou a atenção foi terem me dado a nota 1 para condições financeira, sendo que eu demonstrei que poderia me manter por quanto tempo fosse necessário(01 ano dois, três)! Essa não deu para engolir não.

Não vou desistir não, vou fazer o recurso e mesmo que seja negativo vou me preparar como Bilingue e vou tentar o Processo Federal.

Até que eu tenha obtido respostas não vou mais postar, pois acho que não teria nada a acrescentar para ninguém, uma vez que nem mesmo eu compreendo ainda o que aconteceu!

Um grande abraço a todos

terça-feira, novembro 28, 2006

E A CARTA? NÃO CHEGOU!!!

Sei que prometí não postar nada até a carta chegar! mas, essa carta não chega nunca! Estou para pirar!
Recebí um e-mail informando que a carta foi remetida no dia 16/11 último e que se não chegasse em três semanas eu deveria entrar em contato com o escritório de Buenos Aires!
Que correio demorado esse Argentino hein!!!
Deve ter sido enviada pelo meio mais barato possível. Só pode, para demorar até três semanas!!! Meu deus haja nervos!!
Logo que chegar eu posto o resultado! Este foi só para desabafar!!

Até lá

sexta-feira, novembro 10, 2006

A ENTREVISTA FOI FRUSTRANTE!

Depois de esperarmos por dois meses e estudarmos como loucos o francês, a história do Canadá e de Quebec, pesquisarmos cada palmo da cidade de Montreal, todos os sites de emprego do canadá, todas as oertas de alugueis e todos os bairros e suas estruturas, tivemos a nossa tão sonhada entrevista! Que frustração!

Saímos de lá com a nítida impressão que tinhamos sido enrolados este tempo todo.

Fomos muito bem tratados, o entrevistador, M. Dominique foi muito símpático, entretanto, o nosso dossiê com a documentação que enviamos não estava lá, somente os formulários preenchidos por nós.

Nossa pontuação foi calculada com base nas novas regras que tinham mudado a cerca de 20 dias e não valeram de nada termos feito avaliações preliminares em março, abril , maio e junho e julho, antes de mandarmos a documentação, para sabermos se teríamos chance. Todas as avaliações preliminares resultaram como preenchendo os requisítos para sermos aceitos com o nível de françês intermediário. Nada do que foi colocado no formulário foi diferente do que tinhamos colocado na avaliação, entretanto, na entrevista foi exigido um nível avançado de Françês e descontaram 12 pontos por idade (02 por cada ano além de 35 anos) e o resultado é que não pontuamos. Segundo ele ficaram faltando muitos pontos, sem dizer quantos e quais.
Ao final não nos disseram se estavamos reprovados, aprovados ou se havia alguma chance ainda. Isso é que é pior. Estamos na expectativa de uma resposta que deverá chegar pelo correio sem uma data precisa.

Gastamos todo esse tempo e dinheiro com curso de francês, com passagens e hospedagem em São Paulo, para eles nos dizerem em NOVEMBRO que com base nas informações que nós colocamos no formulário e foram remetidas em JUNHO para Buenos Aires, que não preenchiamos os requisítos. Isso poderia ser dito quando receberam o dossiê, pelo menos evitaria nosso deslocamento para São Paulo e nos daria uma impressão de honestidade e transparência.

Até agora eu estou me perguntando o seguinte: Para que é remetido tanto documento para Buenos Aires se quando eles vão entrevistar o que fica parecendo e que eles nem mesmo olharam os documentos?

Bom, eu espero não estar sendo injusto, mas, o que vc pensaria se tivesse passado por esta experiência?

Não vou fazer outra postagem antes de receber a tal carta, pois qualquer postagem agora só serviria para descarregar minhas frustações com esse processo. Quando recebé-la eu terei como fazer um juízo de valor que possa até orientar quem acessa o blog em busca de informação.

Até lá.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Marcada a Entrevista!!! Que legal!!!

Ontem recebemos o e-mail confirmando a data da entrevista, será em 06 de novembro próximo, em São Paulo. Ficamos bastante aliviados pela marcação da data, entretanto, estamos tensos de novo por conta do danado do Francês, das dúvidas que geralmente afligem 100% dos candidatos. Será que vamos ser aprovados???????????, eis a questão! Já vinhamos intensificando o estudo da língua há duas semanas e vamos prosseguir até o dia 03/11. Quanto aos conhecimentos sobre cultura, costumes, mercado de trabalho, vida cotidiana, acho que já estou ficando um expert no assunto, graças aos sites especializados, mas, principalmente à colaboração vinda de blogs de brasileiros, como a Tati e do Luis, o Franklin, o Hermes e por uma amiga que fizemos lá em Quebec pela internet. A grande questão agora é: Será que vamos conseguir expressar esse conhecimento em Francês? Espero que sim. E que Deus nos ilumine nesta hora ! Não sei se terei tempo de postar mais alguma mensagem até lá. Se desaparecermos até novembro não se espantem, estamos concentrados! Um grande abraço a todos e boa sorte para aqueles que estarão conosco nesta Via Crucis. Celso, Maguy, Rafael e André

sexta-feira, setembro 15, 2006

Entrevista ainda sem data!! Que expectativa!

Passadas semanas, ainda não recebemos a comunicação da data da entrevista. Vai criando uma expectativa muito forte.
Estamos nos preparando no Francês, que é o nosso maior dilema, pois não tivemos tempo hábil para consolidar um bom conhecimento da língua. Iniciamos o curso em Abril deste ano e, convenhamos, é impossível atingir um nível de conversação, intermediário que seja, com somente cinco meses. Mesmo assim seguimos nos esforçando para fazer bonito na entrevista.
Bem, Enquanto aguardamos, vamos continuar a relatar nossas descobertas sobre Montreal.
Em nossas ultimas publicações falamos sobre dois bairros, Verdun e Hochelaga-Maisonneuve. Usando o Skype, conhecemos uma Brasileira de Sergipe que mora em Blainville, com quem fizemos amizade e trocamos informações preciosas. É incrivel, mas, brasileiro é brasileiro em qualquer lugar do mundo. Realmente nos temos uma facilidade em nos relacionarmos, fazermos amizade e nos ajudarmos. Essa amiga, posso assim dizer com toda certeza, foi até o bairro de Verdun e verificou um monte de informações sobre o bairro, fotografou a rua que me interessava, suas adjacências e procurou saber sobre o ambiente. O marido dela, que é canadense, foi junto e ajudou. O que descobrimos não foi muito bom. O local é bonito, possui todo tipo de serviço público, muitos espaços de laser, comércio, escolas, hospitais e boas residências, entretanto, por se tratar de um bairro de pessoas de baixa renda, possui uma fama "horrível", sendo desvalorizado por esta razão.
A má fama é equivalente àquela dos suburbios brasileiros, é uma pena realmente, pois, sinceramente, olhando este bairro você não acredita que não seja um excelente local para morar. Até mesmo alguns sites imobiliários fazem menção à esta má fama e nas imagens dos comércios, percebe-se uma coisa incomum em outros bairros: " Grades", como no Brazil. Veja as imagens do bairro:

Esta é a rua Willibrord, que inicialmente no agradou por demais. Nela está situada a estação de metrô Verdun, tendo em uma de suas extremidades o Boulevard Champlain e na outra a Rua Wellington, tendo o parc Willibrord próximo ao Metrô. Nas proximidades existem todos os serviços públicos, comércio, muitas escolas, hospitais, centro comunitário , parques com paisagens lindas e ciclovias (25Km), piscina pública, Centro de Educação de Adultos. São 06 estações de metrô até a Mcgill.



Condomínio existente no Bairro.

O bairro possui um Auditório Público que fica as margens do Rio São Lourenço no Park Thyery com capacidade para grandes eventos. Contíguo à este e seguindo margeando o rio, em direção a La Salle, estão instaladas ciclovias, o Cirque de Verdun, uma extraordinária escola de circo, Jardim Comunitário, Restaurante, Residências, Restaurante, Piscinas Públicas (Natatorium), Quadras esportivas e campos de jogos, constituindo um ambiente verde, arejado e muito bonito e descontraído.
Existe uma "carte de acess" que permite a utilização destes serviços.

Condomínios as margens do Rio São Lourenço com charme e vista privilegiada do curso d'agua e da "Ilê de Seour"

Edificações predominantes: Duplex e Triplex, típicas de muitos bairros em Montreal. Estes, na rua Willibrord são prédios bem conservados e bonitos.

Ainda na Willibrord, podem ser encontradas residências como estas.
Que belezinha!!!


Ciclovias do Park Thierry, tendo ao fundo a "Ilê de Seour"
Parque com praças, ciclovias e diversas atrações

Rue Wellington, centro de comércio local e onde se encontra a segunda estação de metrô do bairro: D' L'Eglise


É uma pena!!!.
Simpatizamos muito com este local. Agora estamos pesquisando outros bairros para descobrir um possível local para morar no caso de ser aprovado.


Fique a vontade para para nos dar o prazer de ver seu comentário, será muito bem recebido!

Um Grande Abraço,

Celso, Mag, Rafael e André




terça-feira, agosto 22, 2006

Nossas descobertas sobre bairros de Montreal

Mercier Hochelaga-Maisonneuve

Bairro de Classe de baixa renda (isso seria uma piada para nós Brasileiros), situado à Nordeste de Montreal, às margens do Rio São Lourenço, com 128.344 habitantes, aluguéis baixos mas boas residências.
Possui uma excelente infra-estrutura de Lazer, Esporte, Cultura e Educação. Várias escolas, entre elas o CEGEP Maisonneuve, servida por metrô, estações Assomption,Viau, Pie IX e Joliete.

Fotografias da fachada e do interior de uma das piscinas públicas do bairro

Existem três arenas públicas de patinação, como a ilustrada na foto ao lado. Uma delas no Estádio Olímpico. Todas tem atividades sazonais bem definidas.
Umas das atividades desenvolvidas com grande ênfase, é claro, é o hockey, mania nacional no Canadá.

Eu acrescentei aos links deste nosso blog, um site oficial de Montreal que mostra as características principais de todos os bairros da cidade. É bastante interessante.


Estão disponíveis à população um conjunto de quadra de tênis.
O acesso às atividades e aos centros esportivos em todos os bairros de Montreal é organizado pelo centro comunitário local e pelas bibliotecas.
Existe uma série de "cartas de acesso", como a de verdun, montreal, etc. que parece com o que nos conhecemos por "sócio de clube". Você paga uma taxa anual, geralmente baixa, de forma individual ou para a família, e desfruta dos serviços oferecidos.

O acesso pode ser pago também conforme o uso, para os que usam pouco. No caso da piscina ilustrada ao lado, que também fica neste "bairro de baixa renda" você tem um acesso à $Can 2,00 Adulto. As quadras de hockey podem ser alugadas à $Can135 (Dividido, lógico, por todo o time).
Eu sugiro que você acesse o site oficial, compare as informações utilizando o mapa existente no site do metrô e visualise utilizando o Google Earth que você baixa no site www.earth.google.com, isso lhe dará uma visão bem realistica de ruas, órgãos públicos, escolas, parques, e possibilitará sua melhor orientação na cidade.

Por hoje é só, um grande abraço a todos e agradecemos antecipadamente as contribuições.

Celso, Mag, Rafael e André.



Dúvidas Quanto a Entrevista!

Na correspondência que recebemos por e-mail informando que a próxima etapa seria a entrevista, agendada para outubro/novembro, nos recomendaram melhorar o francês para um nível avançado, isso me deixou muito apreensivo pois não há como alcançar esse nível até aquela data, piorou mais ainda esta apreensão quando eu encontrei três candidatas daqui de Brasília, que também receberam a correspondência, entretanto com recomendação para alcançarem o nível básico e intermediário respectivamente. Eu escreví para o escritório em Buenos Aires e pedi esclarecimentos quanto à este tópico da carta, informando que eu e toda a minha família estavamos fazendo o curso de francês, mas, como informado no processo possuímos um nível básico (hoje, após 05 meses já um pouco mais próximo do intermediário).
Eles me responderam dizendo que eu deveria levar uma declaração constando as horas de aula que eu tenha tido até a data da entrevista.
Alguém teve uma situação similar? Como foi na entrevista? Isto está me deixando preocupado!
Quem puder me esclarecer a respeito, eu agradeço.

Um grande abraço,

sexta-feira, agosto 11, 2006

Marcada a Entrevista : Que expectativa!

No dia 31 de julho recebemos a comunicação que estamos inscritos na lista para a entrevista com um conselheiro da imigração, com data prevista para os meses de outubro/novembro deste ano (2006).
Embora seja um pequeno avanço, esta notícia nos deixou muito felizes, pois é mais um passo em direção a conclusão do processo e, pelo menos após a entrevista, sendo aprovados, so estaremos dependendo dos exames médicos.

Nós adicionamos aos nossos links o site de transportes urbanos, acho que é muito interessante explorar esse site para conhecer melhor os bairros de Montreal, em cada estação você encontrará um mapa do bairro com os principais órgãos públicos e atrações turísticas. Usando o Google Earth é possível mapear todo o bairro e ter uma boa visão das ruas próximas ao metrô, escolas, hospitais e organismos estatais importantes para o seu começo de vida e para o cotidiano.

Outro Site muito interessante é o Service Canadá, que eu estou adicionando aos links também, este site é oficial do Governo e informa tudo sobre os benefícios do canadá como auxílios para aluguel, estudos, seguro desemprego, aposentadoria, além de estabelecer um Road-Map para aqueles que chegam ao Canadá e precisam providenciar a sua documentação (é são muitos documentos). Eu espero que ajude a quem consultar a entender melhor o funcionamento das coisas em Quebéc.

quinta-feira, julho 13, 2006

MINHAS IMPRESSÕES INICIAIS

Nas minhas prospecções em busca de informações, uma das coisas importantes que eu constatei e que para uma boa adaptação e principalmente, para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é fundamental estar com o francês afiado e preferencialmente, ter um bom domínio do inglês. As melhores ofertas de emprego exigem bilinguismo.
As moradias, em sua maioria são como as das fotografias, predominando aptºs de 02 quartos com um banheiro e muitos Lofts (apartamento aberto como um só cômodo), embora existam belíssimos e caros apartamentos com piscinas internas, sauna, etc.
O custo de vida em relação ao ganho médio é suficiente para uma vida também mediana, mas, com muita qualidade representada pelos serviços de laser, cultura e sociais disponibilizados por uma dezena de instituições públicas que sempre estão presentes em todos os bairros.
Esta é uma típica rua de Verdun, um bairro de classe média baixa que fica no sudeste de montreal, as margens do rio Sao Lourenço, cuja população é de 69.000 habitantes e dispõe de metrô e todos os serviços públicos, inclusive uma interessante escola do "Cirque du Verdun", várias escolas, um imenso parque com 25 km de ciclovias, pista de patinação, piscina pública, campos de tênis, beisebol, futebol, etc. Nesse bairro, a maioria das casas são compostas por duas residencias em uma só edificação(Duplex) ou três (Triplex) com entradas independentes.
É a região com o menor valor de aluguel. entre 450 e 550,00 $CAN para um 4 1/2 (Quatro cômodos + banheiro) um 6 1/2 bem localizado no bairro fica em torno dos 700,00 $CAN. Nas próximas postagens vou falar sobre as minhas descobertas sobre outros bairros de Montréal.

Comente o que você descobriu sobre Quebec, nos conte também.

sexta-feira, julho 07, 2006

Primeiros passos no caminho para Quebec

Depois de penarmos para entender todo o trâmite de imigração para Quebec, decidimos iniciar este Blog, a exemplo de outros que passaram pelo mesmo caminho, como forma de ajudar as pessoas a melhor entenderem este processo e, compartilhando nossas experiências, contribuir de alguma forma para melhor orientar nossos conterrâneos.
Colecionar toda a documentação exigida requereu muito tempo e atenção. Esta fase é muito desgastante pois estavamos indo rumo ao desconhecido e não tinhamos noção nem mesmo de como preparar o curriculum (Que deve ser um modelo resumido e objetivo, bem Quebecois).
Nós enviamos os documentos em meados de junho e no dia 04/07/2006 recebemos a comunicação do escritório de Buenos Aires nos informando da abertura do processo e o número do dossiê.
Enquanto aguardamos a marcação da entrevista, cerca de três meses, iremos tentar relatar as nossas descobertas, frustações, informações e experiências.

Sejam todos bem vindos com suas contribuições !!!!!